13 de maio de 2006

 

Emanuel Martins vence prova “especial” do Troféu Amador no Faial

Teve lugar no Kartódromo do Faial no passado dia 20/05/2006, a 3.ª prova do Troféu “Secufogo” — Circuito de Karting Amador 2006, com a realização de uma prova especial, em que cada piloto percorreu 70 voltas à pista, em dois turnos de 35 voltas seguidas. Foi um dia “superespecial”, repleto de emoção, entusiasmo e muita camaradagem, num convívio de salutar entre todos os participantes. O dia começou com o sorteio dos “karts” e pesagem dos pilotos, uma vez que é atribuída uma compensação de tempo, de acordo com o peso do condutor. Estavam inscritos 28 pilotos para esta prova, faltando apenas dois à partida, entre eles o convidado da organização, Paulo Manso, por estar debilitado fisicamente para participar. Ritmo intenso nas duas mangas Partiram então para esta “aventura” 26 pilotos que foram, pela ordem da classificação actual do campeonato, agrupados em dois grupos de nove pilotos e um grupo de oito, que, de imediato, correram para a pista para efectuarem a 1.ª manga de 35 voltas “non stop”. Veio-se a comprovar que 35 voltas seguidas é, de facto, extremamente cansativo. Apesar disso, o andamento foi bastante vivo, não descurando, de vez em quando, algumas ultrapassagens dignas de campeões, registando-se quatro baixas ao fim da 1.ª manga. Para os resistentes, a vontade de andar de karting foi superior ao cansaço e para a 2.ª manga o ritmo foi, igualmente, intenso. No final, estava toda a gente muito cansada, mas satisfeita. O grande vencedor foi Emanuel Martins com tempo total de 1 hora, 9 minutos e 41 segundos, logo seguido de Andrio Vasconcelos, a escassos 30 segundos. A fechar o pódio ficou Luís Franco, com o tempo de 1h10m21s. Com a vitória de Emanuel Martins, o piloto reforçou a liderança do campeonato, contabilizando agora 125 pontos, contra 97 de Andrio Vasconcelos e 88 de Luís Franco. O Troféu “Secufogo” prossegue no dia 17 de Junho, com a realização, desta feita, de uma prova regular — a quarta das seis agendas para esta época do “Circuito”.

 

Karting amador “especial” no Faial

Prossegue hoje dia 20/05/2006, no Kartódromo do Faial, o Troféu “Secufogo” — II Circuito de Karting Amador, com a realização da 1.ª das duas provas especiais previstas. Trata-se de uma “etapa” de resistência individual, em que cada piloto terá que realizar 70 voltas à pista, em dois turnos de 35 voltas cada. O vencedor será encontrado naquele que, juntando os tempos dos dois turnos, completar o total de voltas com o menor tempo gasto. De referir que a fórmula normalmente utilizada para a atribuição da compensação de tempo, de acordo com o peso do piloto será reformulada, diminuindo, assim, o tempo deduzido. Mais uma vez a organização do Circuito prima pela inovação, criando uma nova metodologia de prova que, de certo, irá suscitar grande animação e entusiasmo no desenrolar da mesma. Torna-se fundamental a utilização de uma adequada estratégia de prova, uma vez que 35 voltas seguidas, segue-se uma pausa de cerca de 30 minutos, e logo depois mais 35 voltas “a doer”, a serem extremamente exigentes do ponto de vista físico. Após a realização da 2.ª prova, Emanuel Martins lidera o Circuito com 85 pontos, logo seguido de Pedro Azevedo, com 67. Deste modo, é com alguma expectativa que se aguarda pela realização desta prova.

 

Bandeira Azul no Faial

A Madeira viu as suas 15 candidaturas (mais uma do que no ano passado) a Bandeira Azul aprovadas pela Associação Bandeira Azul de Portugal, que garante a qualidade das praias portuguesas. Domingos Abreu sublinha que o objectivo tem sido conseguir 100% de aprovação, pelo que só são apresentadas candidaturas de praias com reais possibilidades de alcançarem o galardão. O director regional do Ambiente, em declarações ao JORNAL da MADEIRA, destaca que o objectivo a médio prazo é ter todos os concelhos com, pelo menos, uma Bandeira Azul. Neste momento, ainda não as têm os concelhos de Machico, São Vicente e Câmara de Lobos, já que no momento da candidatura as referidas praias estavam em obras. Aliás, pela mesma razão ficaram de fora, este ano, as praias Nova e do Arieiro, no Funchal, que fazem parte do Complexo Balnear da Praia Formosa e que se encontram em obras: construção da promenade entre Funchal e Câmara de Lobos, uma obra da Vice-Presidência, através da Sociedade de Desenvolvimento, que se encontra na última fase. Também de fora ficou a praia da Lage, no Seixal (Porto Moniz), igualmente devido a obras de beneficiação, executadas pela Câmara local. No entanto, apesar destas três situações, a verdade é que a Região ainda apresenta mais uma candidatura do que no ano passado, devido à entrada de quatro novas praias: Calheta, Ponta do Sol, Madalena do Mar e Ribeira Brava. O governante lembra que as regras de candidatura são severas. Mas, no caso da Região, «só por falta de qualidade das praias ou das suas águas que não houve candidatura. É que o regulamento impõe que não serão aprovadas aquelas onde decorre obras ou nos seus acessos, o que é o caso das existentes nos concelhos de Machico, Câmara de Lobos e São Vicente e das praias Nova, do Arieiro e da Laje. Este ano, a Direcção Regional do Ambiente, que coordena o processo, em colaboração com as autarquias, candidatou seis praias do Funchal: Barreirinha, Lido, Clube Naval do Funchal, Ponta Gorda/Poças do Governador, Poças do Gomes/Doca do Cavacas e Praia Formosa. Os concelhos da Ponta do Sol e da Ribeira Brava, após alguns anos sem ostentarem qualquer "Bandeira Azul", voltam este ano ao grupo. Novidade absoluta é o da Calheta, com a praia da vila. Para além destas, receberão a Bandeira Azul as praias do Porto Moniz (piscinas), Fontinha (Porto Santo), Palmeiras e Galo Mar (Santa Cruz) e Complexo Balnear da Ribeira do Faial. A "Bandeira Azul" é um galardão instituído em 1987 no âmbito do Programa Europeu do Ambiente e apresenta-se em três vertentes: praias, portos e embarcações de recreio.

11 de maio de 2006

 

Pólo Norte cantam no Festival da Canção do Faial em Agosto

A 25ª edição do Festival da Canção do Faial "Vozes do Atlântico tem como atracção, este ano, o grupo de música português Pólo Norte, formação musical que irá actuar no dia 12 de Agosto de 2006.
De resto, esta informação consta na Internet, no sítio da agência da banda em http://www.agenciareuniao.pt. Recorde-se que, ainda recentemente, a Associação Desportiva e Cultural do Faial, entidade responsável pelo evento, promoveu o lançamento do CD da edição do ano passado.
A edição do trabalho, pelo Paulo Ferraz Studio, é de quinhentos exemplares, sendo o preço de cada unidade de dez euros.

 

Prestações positivas no Nacional de Karting

Os pilotos da Região que participaram no passado fim-de-semana na primeira prova do Campeonato Nacional de Karting tiveram actuação positiva.
Na categoria Sub-12, Francisco Abreu (GE Money) acabou a final na 4.ª posição, depois de ter realizado uma recuperação a partir da cauda do pelotão, por ter ficado parado no arranque devido a problemas na embraiagem do seu kart.
Antes, tinha sido o 5.º classificado nos treinos cronometrados, obtendo a mesma posição nas 1.ª e 2.ª mangas da prova com o seu Top Kart/Comer/Mojo.
FILIPE CARVALHO EM 7.º
Já Filipe Carvalho alinhou na categoria Júnior IKA, com o seu conjunto Intrepid/Iame/Mojo. Numa categoria muito competitiva, o piloto averbou o 13,º melhor tempo nos treinos cronometrados, entre 22 concorrentes, e depois acabou a 1.ª corrida também na 13.ª posição e a 2.ª no 9.º lugar.
Na final, conseguiu terminar no 7.º posto, uma classificação muito positiva atendendo ao facto de muitos dos seus adversários já terem este ano seis ou sete provas feitas, mesmo fora de Portugal, apresentando por isso maior rodagem.
TROFÉU VOLTA EM JUNHO
Quanto ao Troféu de Karting da Madeira, a data da segunda jornada foi alterada, passando de 7 de Maio para 11 de Junho, no Kartódromo do Faial.
Ao nível nacional, a 7 de Maio disputa-se a segunda prova do Troféu Minho - Viana do Castelo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]