27 de janeiro de 2007
Festa da Anona a 24 e 25 de Fevereiro no Faial.

A 17.ª edição da festa da Anona, que se realiza no Faial, já tem data marcada. Este ano, decorre nos dias 24 e 25 de Fevereiro, no fim-de-semana após o Carnaval.
Casa do Povo reúne direcção para planear festa.
Raul Duarte, presidente da Casa do Povo do Faial, refere que em breve a direcção daquele organismo vai reunir para ultimar os preparativos para a grande festa que, segundo garantiu, vai manter o figurino de anos anteriores, quer na localização quer na animação, com destaque para o sábado. Recorde-se que, em 2006, a festa da Anona contou com a actuação do grupo nacional “Santamaria”. Sem querer adiantar pormenores, Raul Duarte refere que haverá uma palestra/conferência destinada aos agricultores sobre vários temas de interesse para a produção de anona. Uma produção que, acrescentou, está com boas perspectivas, em termos de colheita, pese embora algumas queixas relativamente às condições meteorológicas, que estão a fazer com que a produção surja mais cedo.
25 de janeiro de 2007
Certificados de Formação entregues no Faial



No dia 24 de Janeiro de 2007 pelas 18 Horas, na sede da Casa do Povo do Faial procedeu-se a entrega de certificados de alguns dos Cursos que se realizaram durante o verão de 2006. O curso de Boas Praticas Agricolas frequentaram 25 formandos e o de Culinaria e Higiene Alimentar 8 formandas. A cerimonia foi presidida por sua Exª. o Senhor Secretario Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
13 de janeiro de 2007
Taxa de execução de Santana agrada a Alberto João Jardim

Em Santana, Carlos Pereira voltou a ser elogiado por Alberto João Jardim, que destacou o forte volume de execuções naquele concelho. «No último mandato, foi a autarquia que apresentou maior taxa de execução, bem perto dos 100% e neste mandato outra vez para lá caminha». Na reunião entre Executivo e Câmara, Alberto João Jardim sublinhou que, naquele município, o deslizamento é de cinco por cento face ao número de obras (59 empreitadas). Ou seja, metade do que tem acontecido nos outros concelhos. A outro nível, Alberto João Jardim explicou que as novas redes de esgotos em todas as freguesias vão avançar todas ao mesmo tempo, já que a Secretaria Regional do Ambiente optou por «um projecto único, à semelhança do que fez na Calheta, em vez de estar a lançar projecto freguesia a freguesia, o que ficava mais caro».
Moinhos/Faial terá via expresso.
O destaque das obras para o Programa de Governo no Concelho de Santana vai para a Via Expresso entre Santana e São Vicente, que será adjudicada em breve.
A protecção marítima costeira e zona balnear das Quebradas, no Arco de São Jorge, que inclui uma promenade, e o centro cívico de Santana, com serviço local de Segurança Social integrado, são as duas únicas obras que vão deslizar para 2008. A primeira por ser bastante cara e a segunda por poder aguardar «mais um ano». Em contrapartida, Faial ganhou um novo caminho agrícola, nas Fontes, aliás já em curso. Estas novidades foram anunciadas por Alberto João Jardim no final da reunião entre o Executivo madeirense e o presidente da Câmara Municipal de Santana, que serviu, à semelhança dos outros encontros, para fazer uma reprogramação das obras do mandato. Assim, ficou-se a saber que a via expresso entre a ribeira de São Jorge e São Vicente, aquela que considera ser a grande obra do concelho, assim como do de São Vicente, será ajudicadada dentro de dias, uma vez que já terminou a fase de concurso. Aliás, o traçado inicial sofreu uma alteração, que fez com que já não vá avançar o melhoramento da estrada entre o final da via expresso e o centro da freguesia de São Jorge. Porque o traçado actual, conforme explicou Alberto João Jardim, já chega ao centro da localidade e porque procedeu-se já ao recalcetamento do troço da actual estrada regional, desde a ribeira de São Jorge a São Jorge. Outra alteração importante prende-se com o troço entre o fim da via expresso (nos Moinhos) e o início do túnel do Faial. Esse troço, ficou ontem definido — após Jardim ter, há um ano, colocado algumas dúvidas em relação à sua viabilidade — vai ter mesmo características de via expresso, com túneis e algumas pontes e pontões. «É uma obra muito cara, pelo que ficará para lançar o projecto em 2008, por forma a ser paga em 2009 e nos anos consequentes. Entretanto, vamos proceder ao alargamento e melhoramento do actual troço» — explicou.
Reunião em Santana foi dominada pela rede viária

A rede viária foi rainha na reunião de ontem entre o Governo Regional e a Câmara Municipal de Santana. Por um lado, ficou confirmado o calendário da obra de construção da via expresso entre a Ribeira de São Jorge e São Vicente, que irá arrancar em breve, e por outro, foram adiados os trabalhos da via expresso entre o Porto da Cruz e o Faial. Em suma, dos 59 investimentos previstos para Santana no programa de Governo, foram adiados três para 2008 e entrou uma nova obra. "A construção do Caminho Agrícola das Fontes [freguesia de São Jorge] já está em curso, e é o único novo investimento em Santana", explicou Alberto João Jardim, no final da reunião. Satisfeito, o presidente do Governo Regional elogiou o trabalho do autarca local, Carlos Pereira, pela elevada taxa de execução de obra. "No anterior mandato, Santana foi o concelho madeirense com a maior taxa de execução", disse, destacando até 2008, a construção do lar de 3.ª idade como outra obra importante. A maioria dos investimentos, continuou, já está concluído ou em andamento, e os deslizes de obras foram aqui abaixo da média. O centro cívico de Santana, onde ficará a sede local da segurança social, é uma dessas obras que vai esperar por 2008 para arrancar, a par de uma queijaria, também em Santana, e da já referida via expresso entre o Porto da Cruz e o Faial. Este adiamento foi justificado por Jardim com o elevado preço da obra. "A empreitada vai obrigar a construção de pontes [para passar sobre a ribeira], o que vai torná-la dispendiosa", explicou, acrescentando que será feito o concurso em 2008, para que os trabalhos comecem logo de seguida. Entretanto, a antiga estrada regional entre as duas localidades será alvo de beneficiação e alargamento. "Vamos alargar a estrada, mas a via expresso não será esquecida".
Troféu Inter Empresas está bastante animado no Faial

O Kartódromo do Faial recebeu a terceira prova do Troféu Inter Empresas, em karting amador.À partida para a ronda, duas equipas estão empatadas na 1.ª posição da tabela classificativa, com 80 pontos, concretamente a Mel de Cana Ribeiro Seco e a Euromar, seguidas de perto pelo Millennium/BCP, com 66 pontos, e pela Cola Ideias com 64 pontos. De qualquer modo, é importante não esquecer a participação das equipas Residencial Vale/Restaurante Smart, C4 Peças e mesmo o Diário de Notícias, que já demonstraram ter pilotos que conseguem andar muito depressa e estão à espreita, prontas para se intrometerem nos lugares cimeiros.Por tudo isto, antevê-se mais uma boa jornada de karting que, graças ao empenho, equilíbrio, emoção e acima de tudo pela boa disposição e alegre confraternização entre todos os participantes, resulta numa verdadeira festa do karting amador regional.
Quanto ao programa da prova, desiganda 'Ilha Karting' comeou às 9h30 com o sorteio dos karts, seguido pela sessão de treinos cronometrados, que irão definir a grelha de partida.Depois, e de acordo com a classificação oficial de treinos, será dada a partida para a corrida de resistência, com a duração de duas horas 'non stop', na qual a estratégia das equipas concorrentes, na rapidez nas trocas de pilotos e no reabastecimento, podem fazer a diferença no que diz respeito à obtenção de um bom resultado final na competição.
Subscrever Mensagens [Atom]