27 de março de 2008
Rali Vinho Madeira 2008, de 31 de Julho a 2 de Agosto, já “mexe”
Vinte e duas PEC’s na edição de 2008 da prova “rainha” do automobilismo.
Já está praticamente definida a edição 2008 do Rali Vinho Madeira, prova que conta para o Campeonato de Portugal de Ralis, Campeonato da Madeira de Ralis e IRC. Assim sendo, para além da habitual “superespecial” de quinta-feira, no dia 31 de Julho, realizada, tal como habitualmente na Avenida do Mar, o Rali Vinho Madeira terá na 1.ª etapa 13 especiais de classificação. Assim, no 1.º dia de Agosto, irão disputar-se Campo de Golfe / Serragem (2.ª/5.ª), Terreiros / Palheiro Ferreiro (3.ª/6.ª), Referta / Santo (4.ª/7.ª), Serra d’Agua / Rosário (8.ª/11.ª) e Boaventura / Cabanas (9.ª / 12ª.).A novidade é a prova especial de classificação de Santana, que é a junção de duas classificativas utilizadas no Rali do Faial (10.ª/13.ª).No 3.º dia da prova “rainha” do automobilismo madeirense, no sábado, dia 2 de Agosto estão reservados mais oito especiais de classificação, com os troços Paúl da Serra (14.ª/18.ª), Ponta do Pargo / Santa (15.ª/19.ª), Rosário / Serra d’Agua (16.ª/20.ª) e Palheiro Ferreiro / Casa Velha (17.ª/21.ª).
“Vozes do Atlântico” - Festival vai «manter a qualidade.

O Festival Internacional do Faial “Vozes do Atlântico” vai continuar a apostar na qualidade, tendo como máxima a divulgação de novos talentos, embora esteja a passar por dificuldades financeiras. Segundo Hiolanda Vieira, presidente da Associação Desportiva e Cultural do Faial (entidade organizadora do festival), «50 mil euros seria o ideal para fazer um espectáculo de elevada qualidade», mas «não é isso que nos vai desmotivar». Devido à escassez de verbas, os concorrentes de fora da Madeira ( Continente, Açores, Canárias e Cabo Verde) que queiram participar na 27.ª edição do “Vozes do Atlântico”, que decorrerá no dia 23 de Agosto, no Polidespotivo do Faial, às 20h00, terão de suportar os encargos com as viagens aéreas. Outras das consequências é a não-gravação do CD da edição deste ano do festival. Porém, a organização está a estudar outras formas de registo, nomeadamente a criação de uma página na internet em que seja possível fazer o download das músicas. Apesar de tudo, Hiolanda Vieira refere que «a ADCF sente-se orgulhosa, porque tem cumprido os objectivos do festival» designadamente no que concerne à divulgação de novos talentos, dando como exemplos de sucesso a madeirense Vânia Fernandes, que, em 1999 venceu o “Vozes do Atlântico” e este ano a “Operação Triunfo 3” e o “Festival RTP da Canção”, e ainda Ricardo Soler (um dos finalistas da “Operação Triunfo 3”). Neste sentido, a ADCF faz um agradecimento especial às entidades públicas e privadas que têm apoiado o festival, entre elas, a Direcção Regional dos Assuntos Culturais, da Câmara Municipal de Santana, da Junta de Freguesia do Faial. De salientar que o prazo de entrega dos originais para o festival é de 14 de Abril a 27 de Maio. O regulamento e demais informações estão disponíveis no endereço electrónico: www.vozesdoatlantico.com.
Festival da Canção do Faial a 23 de Agosto.
A Associação Desportiva e Cultural do Faial (ADCF) leva a efeito, este ano, mais uma edição do festival da canção. Uma vez mais o evento terá lugar no polidesportivo local e realizar-se-á no dia 23 de Agosto. A direcção da ACDF já aprovou o regulamento do evento que se realiza pela vigésima sétima vez.O festival da canção “Vozes do Atlântico” continua a ter como principais objectivos os de estimular as actividades musicais e poética; revelar novos valores da música e poesia; proporcionar um espectáculo rico de qualidade em ambiente de festa e de alegria; promover a imagem e cultura da RAM nas Regiões participantes e descentralizar a actividade cultural. O festival vai já na vigésima sétima edição poderá ter no máximo 15 canções cujos intérpretes têm de ter mais de 15 anos. Segundo o regulamento as músicas e letras deverão ser obrigatoriamente originais e com a duração máxima de 4 minutos. Deverá ser confirmado junto da S.P.A. a originalidade musical e o título das canções. Outras situações relacionadas com a identificação, letras, músicas, materiais a entregar e outras situações constam do respectivo regulamento. Todos os trabalhos devem ser entregues até 27 de Maio na sede da DRAC ou na sede da Associação do Faial. Todos os trabalhos entregues, letras e músicas concorrentes, serão submetidos a uma apreciação prévia, por um júri de selecção. Após a selecção das canções, a decisão será comunicada, em tempo útil, aos autores ou seus representantes. Também os intérpretes serão sujeitos a uma audição, como prova de avaliaçãovocal, perante um júri a constituir pela organização.Ao longo de duas décadas, o Festival da Canção do Faial tem sido um palco que permite a concretização de sonhos, a apresentação de capacidades na área da poesia, música e criatividade. Este festival, nado e criado na pitorescafreguesia do Faial, pela iniciativa de um grupo de jovens, já conquistou por mérito próprio um lugar de destaque nos principais eventos culturais da R.A.M.Desde alguns anos a esta parte que o evento alargou fronteiras a Portugalcontinental e às Ilhas da Macaronésia, tornando o evento de cariz internacional.
9 de março de 2008
Francisco Abreu, piloto do Faial vai competir em Itália

O piloto madeirense Francisco Abreu vai participar, a partir de sexta-feira e até domingo, no Troféu Margutti, cuja competição irá decorrer no kartódromo de Parma (Itália).Pela segunda vez a competir com um kart da categoria KF 2, o jovem piloto vai ter de 'medir forças' com concorrentes de vários países, numa competição que terá sexta-feira as primeiras eliminatórias, seguindo-se no sábado as 'magas' de qualificação para as finais de domingo.Objectivo é aprenderA participação de Francisco Abreu no Troféu Margutti dá início ao vasto programa internacional que o piloto vai ter ao longo do ano corrente, mas para já o objectivo para a prova italiana é "continuar a aprendizagem na categoria KF2", na qual fez a estreia no final de 2007, em Espanha, mais precisamente na Copa de Campeones.Nesta prova, Francisco Abreu teve uma participação positiva pelo facto de os adversários já terem alguma experiência competitiva com os karts da KF2, ao contrário do madeirense que, como referimos, fazia o seu baptismo.Um dos adversários foi Carlos Sainz Jr., filho do ex-campeão do Mundo de Ralis, o espanhol Carlos Sainz. Cinco provas na World SeriesDepois de participar no Troféu Margutti, já correndo pela equipa oficial da Top Kart Itália, Francisco Abreu irá começar a sua preparação para as provas da World Series Karting, cuja primeira competição irá decorrer entre 12 e 16 de Março, no kartódromo de La Conca, Itália.Depois, a World Series Karting irá prosseguir de 3 a 6 de Abril em Angerville (França), seguindo-se 8 a 11 de Maio em Lonato (Itália), de a 8 de Junho em Mariembourg (Bélgica) e finalmente de 16 a 20 de Julho em Sarno (Itália).Pelo meio ficará a participação na qualificação para o Campeonato da Europa, que irá decorrer entre 9 e 13 de Julho, na pista espanhola de Alcaniz.Quanto às provas nacionais, Francisco Abreu não vai competir no Campeonato Regional de Karting da Madeira, tendo optado pelo Campeonato de Portugal de Karting e pela Taça de Portugal de Karting, este ano marcada para 18 de 19 de Outubro no Circuito de Paredes.Inscrições para a KartilhaAo nível regional, continuam abertas as inscrições para o programa Kartilha (Escola de Pilotagem), que a Associação de Karting da Madeira promove no dia 8 de Março entre as 10h30 e as 12h30 no Kartódromo do Faial.As inscrições podem ser feitas no próprio local junto dos responsáveis da AKM
AAUMa Kart Cup” no Faial
No próximo dia 15, pelas 14h00, a Associação Académica da UMa realiza o Grande Prémio da Páscoa de Kart, no Kartódromo do Faial. As inscrições podem ser feitas na AAUMa, até ao dia 12. O sistema competitivo será realizado através de duas mangas de 10 minutos, com 5 minutos de aquecimento, apurando-se os 5 melhores de cada manga para uma final. Entretanto, hoje, tem lugar a 1.ª prova do Campeonato SlotMadeira — Rallys, nas novas instalações da Associação.
Secretario do Ambiente faz anuncio na Exposição da Anona 2008.
Agricultores vão ter mais 12,5% de prémio.
Os 5,6 milhões de euros de prémio ao agricultor do POSEIMA subiram para 6,3 milhões de euros e deverão ser distribuídos nos próximos dias. A novidade foi avançada, ontem, pelo secretário regional de Ambiente e Recursos Naturais, na XVIII Festa da Anona, no Faial.Em representação do presidente do Governo, Manuel António Correia, garantindo que o Executivo madeirense quer ajudar os agricultores para um rendimento que permita dar mais qualidade de vida, disse que o prémio aos agricultores que previa 500 euros para quem tem até cinco mil hectares sobe para 558 euros, enquanto que os que possuem 1.000 ou mais hectares vão, em vez de 1.000, receber 1.116 euros. Trata-se assim de mais 12,5% sobre os valores inicialmente previstos. Este aumento deve-se, segundo explicou, a outras medidas do POSEIMA que não tiveram uma execussão total. «Sobrou um bocadinho de dinheiro e nós arranjamos uma maneira de não se perder», acrescentou.Quanto ao atraso do pagamento do prémio, o governante referiu que a culpa está do lado da República que reteve os apoios da União Europeia. Todavia, «tenho já uma promessa desse governo, através do Ministério da Agricultura, que nos próximos dias irá ser pago esse valor do POSEIMA», sublinhou.Sobre a anona, Manuel António Correia revelou que esta tem uma rendibilidade que ronda em média 1,5 milhões de euros/ano. Por isso, adiantou que o governo tem destinado fortes apoios à produção e comércio da anona, designadamente subsídios à exportação que podem ir até 13% do valor comercial do produto.A este respeito adiantou que a área de produção tem vindo a aumentar, entre 2001 e 2007, subindo de 28 para 33 hectares, bem como a qualidade do produto — este ano foram produzidas à volta das 600 toneladas.O secretário disse ainda que, segundo dados do INE, a produção agrícola na Região subiu de 55 para 60,4 milhões de euros, de 1999 a 2005. Mas porque «é preciso fazer mais», está previsto, até 2013, 215 milhões de euros para o plano de investimentos na agricultura.
Os 5,6 milhões de euros de prémio ao agricultor do POSEIMA subiram para 6,3 milhões de euros e deverão ser distribuídos nos próximos dias. A novidade foi avançada, ontem, pelo secretário regional de Ambiente e Recursos Naturais, na XVIII Festa da Anona, no Faial.Em representação do presidente do Governo, Manuel António Correia, garantindo que o Executivo madeirense quer ajudar os agricultores para um rendimento que permita dar mais qualidade de vida, disse que o prémio aos agricultores que previa 500 euros para quem tem até cinco mil hectares sobe para 558 euros, enquanto que os que possuem 1.000 ou mais hectares vão, em vez de 1.000, receber 1.116 euros. Trata-se assim de mais 12,5% sobre os valores inicialmente previstos. Este aumento deve-se, segundo explicou, a outras medidas do POSEIMA que não tiveram uma execussão total. «Sobrou um bocadinho de dinheiro e nós arranjamos uma maneira de não se perder», acrescentou.Quanto ao atraso do pagamento do prémio, o governante referiu que a culpa está do lado da República que reteve os apoios da União Europeia. Todavia, «tenho já uma promessa desse governo, através do Ministério da Agricultura, que nos próximos dias irá ser pago esse valor do POSEIMA», sublinhou.Sobre a anona, Manuel António Correia revelou que esta tem uma rendibilidade que ronda em média 1,5 milhões de euros/ano. Por isso, adiantou que o governo tem destinado fortes apoios à produção e comércio da anona, designadamente subsídios à exportação que podem ir até 13% do valor comercial do produto.A este respeito adiantou que a área de produção tem vindo a aumentar, entre 2001 e 2007, subindo de 28 para 33 hectares, bem como a qualidade do produto — este ano foram produzidas à volta das 600 toneladas.O secretário disse ainda que, segundo dados do INE, a produção agrícola na Região subiu de 55 para 60,4 milhões de euros, de 1999 a 2005. Mas porque «é preciso fazer mais», está previsto, até 2013, 215 milhões de euros para o plano de investimentos na agricultura.
XVIII Exposição Regional da Anona 23 e 24 de Fevereiro de 2008.
Programa da XVIII Exposição Regional da Anona 23 e 24 de Fevereiro de 2008.
Sábado, 23 de Fevereiro de 2008 16H00 – Palestra moderada pelo Ex.mo Sr. Director Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural - Ajudas ao Rendimento - Pragas e Doenças da Anoneira e seu Controlo § Eng. Joaquim Leça (dsDR) - Comercialização da Anona § Eng. Paulo Santos (DSMSA) 17H00 – Abertura Oficial - Banda Filarmónica do Faial 19H00 – Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz 19H30 – Grupo de Danças “Jovidancer’s” da Casa do Povo de Santa Cruz 20H00 – Conjunto Musical Galáxia 24H00 – Encerramento Domingo, 24 de Fevereiro de 2008 09H00 – Música Ambiente 10H30 – Banda Filarmónica do Faial 10H45 – Recepção às Entidades Oficiais 11H00 – Missa 12H00 – Intervenção de Sua Ex.cia, o Senhor Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais - Visita aos Pavilhões Expositores - Banda Filarmónica do Faial 13H30 – Tuna da Casa do Povo do Faial 14H15 – Grupo de Acordeões da Casa do Povo da Serra de Água 15H15 – Tuna Amadis da Casa do Povo de Gaula 16H00 – Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula 16H45 – Grupo de Animação “Nova Geração” da Associação Desportiva e Cultural do Faial 17H30 – Entrega de Prémios aos Agricultores 18H30 – Conjunto Musical Galáxia 19H00 – Artista Convidado - TOY 20H30 – Conjunto Musical Galáxia Organização: Casa do Povo do Faial/Comissão de Agricultores Apoios: Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais Câmara Municipal de Santana Junta de Freguesia do Faial Paróquia do Faial Agripérola Banif Antena 1 XVIII Exposição Regional da Anona
A 18.ª edição da Exposição Regional da Anona decorreu no Faial.
A 18.ª edição da Exposição Regional da Anona decorre durante este fim-de-semana na freguesia do Faial com diversos motivos de interesse e muita animação musical com destaque para a actuação do cantor Toy na tarde deste domingo. Esta exposição inicia-se sábado, pelas 16h00, com uma palestra destinada aos agricultores, por parte do director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Na abertura oficial deste certame estarão diversas personalidades ligadas à Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais que serão recebidos pela Banda Filarmónica do Faial. O final do dia será preenchido com a actuação de diversos grupos musicais, entre os quais o conjunto musical Galáxia. No domingo, haverá as intervenções políticas, nomeadamente do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, seguindo-se a visita aos “stands” expositores. Durante todo o dia haverá animação musical havendo, no final da tarde, a entrega de prémios aos agricultores. Às 19h00 acontecerá um dos grandes momentos deste certame, a actuação do cantor Toy. Durante a noite a animação musical continua com a actuação do conjunto de ritmos modernos. Esta exposição tem tido ao longo dos anos um número cada vez maior de expositores. Para este ano não haverá grandes alterações. Para além do fruto tropical, há “stands” com apoio técnico comercial, dos serviços de Desenvolvimento Rural, bem como outros destinados à comercialização de derivados da anona. Resta referir que este certame é organizado pela Casa do Povo do Faial e pela Comissão de Agricultores e tem como apoios os da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia do Faial, paróquia do Faial entre outras entidades.
Subscrever Mensagens [Atom]