22 de abril de 2006

 

Troféu de Karting arranca com boas perspectivas


Este fim-de-semana(23 e 23 Abril), os motores voltam a trabalhar no Kartódromo do Faial.

Está prestes a começar mais um Troféu de Karting da Madeira. Este fim-de-semana, os motores voltam a trabalhar no Kartódromo do Faial trazendo de volta toda a emoção de uma modalidade que tem muitos adeptos, esperando-se que o aumento significativo do número de participantes possa estar associado à luta, de forma correcta, pelos lugares da frente, em todas as categorias, cujo número passou para quatro devido à entrada da classe Master.
«ESPERO UMA ÉPOCA MUITO COMPETITIVA»
Em jeito de antevisão à nova temporada, o presidente da Associação de Karting da Madeira, Flávio Ribeiro, disse ao DIÁRIO:
«Espero uma época muito competititiva porque, para já, temos uma excelente lista de inscritos. Penso que na categoria Cadete, e devido à experiência dos pilotos que transitaram da época passada, vamos ter corridas muito interessantes. Espero que isso aconteça também na Max Júnior, porque há pilotos que se mantiveram e outros que subiram da Cadete e estes são pilotos de grande valor, que podem mesmo causar alguma surpresa. O mesmo se passa na Max Sénior, em que a maioria dos pilotos participantes já tem experiência do ano passado e como tal a competição deverá ser internaste de acompanhar. Quanto à Master é uma novidade que a AKM quer manter para pilotos que não praticam a modalidade com frequência, mas que podem agora fazê-lo num troféu organizado, com regras, e numa pista com segurança. Ainda que a opção do motor fosse livre, a maioria optou por adquirir os Rotax, não só porque são fáceis de encontrar no mercado mas também porque são bastante fiáveis».
«PISTA DO PORTO SANTO AINDA É HIPÓTESE»
Quanto às infraestruturas, Flávio Ribeiro adiantou que «a pista do Faial está em excelentes condições, uma vez que foi melhorada ao nível de piso ainda antes do início da época passada, e esperamos agora pela construção de um edifício de apoio. Quanto à pista do Porto Santo, apraz-nos registar que vimos com bom olhos a intenção que os responsáveis manifestaram para que ainda se possa lá fazer uma prova este ano, depois da homologação pela FPAK. Há, portanto, essa possibilidade de uma prova no Porto Santo, num circuito muito bonito, que os pilotos gostam bastante».
CAMPEÕES À DEFESA
Dos vencedores do Troféu de Karting da Madeira 2005, dois começam domingo a defesa do título, concretamente Miguel Ornelas, que ganhou a então chamada Júnior Rotax, e Alexandre Mata, que foi o 1.º classificado na Fórmula Rotax. Isto porque se mantiveram nas mesmas categorias e dispõem de boas condições para poderem revalidar os respectivos títulos, apesar de a concorrência ser mais numerosa e estar bem apetrechada.
Novos campeões vai haver na categoria Cadete, já que Francisco Abreu passou para a Max Júnior e também na Master, que é a novidade do Troféu de Karting da Madeira.
Quanto aos regulamentos, são idênticos aos da época passada, com os karts equipados com motor Rotax e pneus Mojo obrigatórios nas categorias Cadete, Max Júnior e Max Sénior, enquanto a marca do chassis é de escolha livre.
Na classe Master, os pneus são Vega, ficando ao critério dos pilotos a escolha e os chassis e motores, desde que estes tenham cilindrada entre os 100 e os 125 cc.
QUATRO "ROOKIES" JUNTAM-SE AO PELOTÃO DOS MAIS NOVOS
A categoria Cadete vai contar inicialmente com 13 pilotos, dos quais quatro são estreantes, nomeadamente Valentim Caires, Duarte Carvalho, Ivo Jesus e Ângela Quintal, que será uma das três concorrentes a participar no Troféu de Karting da Madeira.
Curiosamente - e à excepção da nova classe Master - todas as categorias do troféu têm uma piloto a concorrer com os rapazes: Leah May (Max Júnior) e Ana Sofia Correia (Max Sénior).
SETE "PROMOÇÕES" E UM REGRESSO
No que diz respeito às outras categorias, o destaque vai, como sempre acontece no início de cada temporada, para os pilotos que subiram de escalão. Neste particular, seis transitaram da Cadete para a Max Júnior (o campeão Francisco Abreu, João Nuno Freitas, André Gomes, Augusto Silva, Leah May e Luís Gomes), enquanto da Max Júnior para a Max Sénior passou apenas Rui Fernandes, mas há que referir o regresso de Roberto Capelo, depois de praticamente dois anos a correr fora da Região.
CATEGORIA MASTER É NOVIDADE
Com a inclusão da nova categoria Master, para pilotos com mais de 25 anos, tripulando karts com motor de 100 cc ou 125 cc, o Troféu de Karting da Madeira tem mais um aliciante.
Entre os pilotos que farão parte desta categoria, conta-se Filipe Pires, habitual concorrente do Campeonato de Ralis Coral da Madeira, com provas dadas aos comandos do seu Citroën Saxo, e também Luís Mendes Gomes e Emanuel Nóbrega, pilotos que deixaram a competição no início dos anos 90, altura em que conduziam um Ford Sierra Cosworth e um Renault Clio 16v, respectivamente.
Assim, este domingo vão estar em competição 37 concorrentes, o que se traduz num aumento significativo do número de participantes em relação à época passada e deixa antever muita luta pelos lugares da frente.

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]