5 de outubro de 2006
Rali do Faial decide pódio Absoluto e Produção

José Spínola, director do Rali Moldebetão Faial confiante no interesse competitivo
A última prova do Campeonato de Ralis Coral da Madeira disputa-se entre 6 e 7 de Outubro. O director da prova, José Spínola admite ainda proceder a alguns ajustamentos decorrentes da lista de inscritos que será conhecida a 2 de Outubro. As inscrições estão abertas até ao dia 26 do corrente.
JORNAL DA MADEIRA — Com o título de campeão absoluto já atribuído que atractivos contam apresentar para a última prova do Campeonato de Ralis Coral da Madeira de 2006? JOSÉ SPÍNOLA — Este ano, de facto, esse título não será atribuído no nosso rali, mas, felizmente para nós, ainda estão por decidir alguns lugares como o de vice-campeão absoluto de ralis, com o Filipe Freitas e o Alexandre Camacho empenhados em assumir esse lugar, além do campeão do Agrupamento de Produção que deverá ser conhecido na nossa prova. Por outro lado, ainda estão por decidir alguns troféus monomarca. Isso é bom porque vai aumentar a competitividade do Rali Moldebetão Faial. JM — Quais são as principais novidades, em relação à edição anterior? JS — Decidimos manter o mesmo figurino da prova de 2005. Vamos ajustar pequenos pormenores, nomeamente ao nível do parque de estacionamento e da localização do pódio, que em vez de ser na zona do Kartódromo, será instalado junto à Igreja, no centro da freguesia do Faial. JM — Como caracteriza o Rali Moldebetão Faial? JS — É uma prova compacta, disputada ao “sprint” porque os concorrentes não têm muito tempo entre as classificativas, com ligações curtas, o que exige muito da condução e da concentração dos pilotos. Com o sistema de “round”, que a maioria dos pilotos gosta, conseguimos reduzir consideravelmente os custos de organização da prova. Outro aspecto, que em minha opinião é muito importante para uma prova com estas características, prende-se com o estado excelente das estradas. JM — No ano passado a prova ficou marcada, não apenas pelo título de campeão de Vítor Sá, mas por alguns acidentes devido à alternância das condições meteorológicas. É um aspecto que o preocupa? JS — Na edição de 2005, tívemos um pouco de tudo. Uma manhã com muita chuva, melhoria significativa do estado do tempo para a tarde e muito trabalho à organização. Este ano, penso que estamos bem preparados, porque em termos organizativos a “máquina” mudou pouco e está mais experiente. Sabemos o quanto é importante o sector da segurança, razão pela qual estamos a trabalhar no sentido de preparar muito bem esta componente da prova. Temos os regulamentos impressos e estamos a ultimar o “roadbook”. JM — Que expectativas tem em relação à lista de inscritos para uma prova aberta a pilotos consagrados, VSH e Clássicos? JS —Penso que sendo o último rali para os concorrentes consagrados e a penúltima prova para os VSH e Clássicos, é de prever uma listagem que não irá ser muito diferente das provas anteriores, na ordem dos 80 inscritos, o que nos obriga a uma atenção redobrada em termos de segurança. Perante a lista de inscritos vamos depois rever procedimentos e no caso de ser necessário proceder a alguma alteração, não hesitaremos em assumir isso. JM — Em relação à superespecial do Kartódromo, está prevista alguma alteração? JS — Vamos proceder a pequenos reajustamentos. O Kartódromo do Faial está muito bem localizado e garante, à partida, boas condições de segurança. Em termos de competição propriamente dita, vamos manter a mesma situação do ano passado. Em minha opinião, o grande problema do infra-estrutura prende-se com a falta de estacionamento para o grande público. Neste aspecto tentámos junto das entidades locais ver se era possível, conseguirmos alternativas em terrenos que estivessem baldios, mas as coisas não estão muito fáceis. Por outro lado e para tirarmos partido do número de pessoas que assistem à prova e ao enquadramento da pista, pensamos que podíamos melhorar a iluminação das zonas envolventes. JM — Quantos elementos estão envolvidos na segurança da prova? JS — Posso dizer que temos ligadas à organização e a todos os sectores de segurança da prova, cerca de 300 pessoas. Inscrições para o Rali do Faial abertas até 26 de Setembro A última prova do Campeonato de Ralis da Madeira, Rali Moldebetão Faial, organizado pelo Clube Automobilístico 100 à Hora, disputa-se nos dias 6 e 7 de Outubro. A prova mantém o mesmo figurino do ano passado, com uma etapa dividida em três secções, com saída na superespecial do kartódromo do Faial, sexta-feira às 20 horas (dia 6). No sábado, o rali vai para a estrada às 10h30 para as restantes seis Provas Especiais - Faial, Moldebetão e Santana, em sistema de “round”, devendo ficar concluído às 16h30. Promover o concelho e dignificar o clube organizador são objectivos da comissão organizadora presidida por Emanuel Pereira. A prova irá consagrar o vice-campeão absoluto e o campeão da Produção de 2006.
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