25 de novembro de 2007

 

Nova 'especial' em 2008 no Rali Vinho Madeira.

No ano que irá completar 30 edições no Campeonato da Europa de Ralis, o Rali Vinho Madeira poderá ter uma nova 'especial' no Norte da ilha.Embora ainda sem confirmação, Paulo Fontes adiantou que a nova classificativa irá juntar dois 'troços' realizados no Rali Moldebetão/Faial, concretamente o da Ilha (6,78 km) e do Lombo Galego (12,51 km), o que irá perfazer uma nova classificativa com aproximadamente 19 km de extensão.Resta acrescentar que o Rali Vinho Madeira de 2008 será disputado de 31 de Julho a 2 de Agosto.

 

Prémios referentes à sua participação na edição 2007 do Rali Vinho Madeira.


Além dos pilotos, os patrocinadores, colaboradores e 'media' receberam uma placa .

Foram 16 as equipas que ontem, na discoteca Jam, receberam os prémios referentes à sua participação na edição 2007 do Rali Vinho Madeira.O porquê desta distribuição só ter sido feito agora tem a ver "com questões regulamentares, pois não podemos exceder os 30 minutos na cerimónia de entrega de prémios que é feita na Pontinha", explicou Paulo Fontes, presidente do Clube Sports Madeira, organizador da prova.Essas 16 equipas fazem parte do lote das 19 que 'sobreviveram' à dureza da prova, que mereceu - mais uma vez - as melhores referências dos observadores da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e Federação Internacional do Automóvel (FIA).Placa e cheque"Muitas vezes se diz que as inscrições são caras, mas parte dos 400 euros que pagam estão aqui no prémio pecuniário que vão receber pela vossa participação", disse o dirigente do CS Madeira, que é também o presidente da Comissão Organizadora do Rali Vinho Madeira.Em números, cerca de 10.000 euros foram distribuídos em prémios pecuniários. "Estamos muito satisfeitos, porque desde as primeiras Voltas à Ilha e depois no Rali Vinho Madeira temos tido sempre muitas equipas madeirenses a participar e, por isso, digo que conto convosco no próximo ano".Apesar de Paulo Fontes considerar que o automobilismo está a atravessar "uma fase complicada", porque há países com uma economia emergente, "que estão a apostar forte na modalidade".Nova 'especial' em 2008No ano que irá completar 30 edições no Campeonato da Europa de Ralis, o Rali Vinho Madeira poderá ter uma nova 'especial' no Norte da ilha.Embora ainda sem confirmação, Paulo Fontes adiantou que a nova classificativa irá juntar dois 'troços' realizados no Rali Moldebetão/Faial, concretamente o da Ilha (6,78 km) e do Lombo Galego (12,51 km), o que irá perfazer uma nova classificativa com aproximadamente 19 km de extensão.Resta acrescentar que o Rali Vinho Madeira de 2008 será disputado de 31 de Julho a 2 de Agosto.

 

Voluntariado e animação com animação do Grupo Nova Geração.


A V Feira das Vontades tem início amanhã no Jardim Municipal e conta com um vasto programa de animação, do qual faz parte uma exposição na reitoria da Universidade da Madeira (já inaugurada no dia 20) e uma festa nocturna no Cais do Carvão Café.A iniciativa da responsabilidade da Casa do Voluntário da Madeira e que conta com o apoio da Direcção Regional de Juventude, Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal (ADCF), Assistência Médica e Internacional (AMI) e Cruz Vermelha Portuguesa, realiza-se este ano sob o tema 'Ser Voluntário na Diferença, Ser Voluntário pela Igualdade' e conta com 44 instituições participantes.O programa de animação começa já amanhã, após a cerimónia oficial de abertura marcada para as 18 horas. Após o acto inaugural haverá animação de rua da responsabilidade do Grupo Teatral de São Gonçalo, um momento musical pelos 'Artistas Funchalenses' e declamação de poemas (AMI). No sábado, o programa da Feira começa pelas 14h30 com uma dança/demonstração de capoeira (Centro Social e Paroquial de Santa Cecília), Teatro 'Rekriarte' (Casa de Saúde São João de Deus), canto (grupo de idosos da ADCF), grupo 'Nova Geração' (Associação Desportiva e Cultural do Faial), grupo 'Seis Por Meia Dúzia', grupo 'DancEn?gma' (Jaime Moniz), animação variada pelo Projecto 'Alternativas' e bailado pelos 'Colin Angelus'.A partir das 23 horas de sábado, o Cais do Carvão Café recebe a 'Festa das Vontades'.No domingo, último dia desta V Feira das Vontades, a partir das 14 horas actuam a Associação de Presença Feminina (animação de rua), Cláudia Telo (música infantil), Vanessa Câmara (música ligeira), 'Amantes da Música' (música instrumental), Coro 'Os Capinhas' - Direcção de Educação Especial e Reabilitação, 'Trans(form)Art' (dança) e o bailado 'Vivo um Poema Cantado'. Ainda no dia 24 haverá um leilão, pelas 17 horas e às 18 horas a Cruz Vermelha Portuguesa fará uma demonstração de Primeiros Socorros. Durante os três dias de feira haverá animação de rua com o apoio da Associação dos Pobres, TAL - Teatro Amador do Livramento, projecto 'Alternativas' e 'Grutcape'. O programa de animação será oficialmente apresentado hoje, pelas 16h30, no Jardim Municipal (Auditório).

 

Autarcas com formação em 'etiqueta' protocolar .

Por descuido ou desconhecimento, o cumprimento das chamadas 'formalidades', embora seja uma prática legislada, nem sempre é seguido à risca pelos autarcas. Por isso, para melhorar o seu desempenho em público, vários autarcas e profissionais com cargos políticos nas câmaras municipais e juntas de freguesia tiveram ontem um curso intensivo em protocolo autárquico. "Descobrimos erros em nós próprios e aqui tentamos corrigi-los", explicou o presidente da Junta de Freguesia do Faial, Raul Duarte.O saber estar em público, a forma de receber convidados de Estado, a colocação das bandeiras nas autarquias locais, a ordem de intervenção dos oradores nas cerimónias oficiais foram alguns dos assuntos em destaque no curso promovido pela empresa continental 'Imagem e Protocolo', em parceria com o Centro de Empresas e de Inovação da Madeira.Raul Duarte explicou que a postura dum autarca é importante perante uma plateia. "Como devemos colocar as mãos, para onde devemos olhar", disse, acrescentando que todos estas atitudes têm influência na transmissão da mensagem. "Nunca devemos ter os braços cruzados, é um sinal de fraqueza, ou estar a discursar gesticulando com a mão fechada, demonstra agressividade", exemplificou. Na opinião do formador, Nuno Miguel Henriques, há "erros grosseiros" no cumprimento dos procedimentos protocolares na Região, sobretudo na hotelaria. "Ao passar por muitos hotéis, as bandeiras estão todas mal colocadas na rua. Estão ilegais", referiu. Para colmatar esta falha, Nuno Miguel Henriques vai partilhar hoje os seus conhecimentos em protocolo hoteleiro, num curso que é uma novidade na Região.

 

“Foto paper” assinalou ontem os 25 anos da instituição no Faial.

Parque Natural com plano de ordenamento.
O Parque Natural da Madeira (PNM) assinalou, ontem a passagem dos 25 anos da sua criação com uma iniciativa de lazer denominada “Foto paper”, que contou com a participação de 28 equipas, cujos elementos se reuniram, ao início da tarde, no Faial num almoço-convívio na Casa do Povo local. Na oportunidade a directora do PNM frisou que já está em andamento o projecto de criação do Plano de Ordenamento do PNM que será importante para o desenvolvimento sustentado da Madeira.Susana Fontinha frisou ao JM que já estão a trabalhar para a criação do Plano de Ordenamento do PNM, que depois será apresentado ao secretário com a tutela do Ambiente e depois segue os trâmites legais. A directora refere que este plano será “importante tendo em vista o desenvolvimento sustentado da Madeira”, até porque o PNM ocupa dois terços da área da nossa Ilha. Para além deste projecto o PNM continuará a desenvolver os seus projectos na área da preservação do ambiente natural e das suas espécies tais como o projecto de recuperação da Freira da Madeira, do Lobo Marinho e da erradicação das plantas invasoras.O PNM foi criado a 10 de Novembro de 1982 e as “bodas de prata” foram assinaladas com uma iniciativa que foi aberta a todos os interessados. No “Foto paper” participaram 28 equipas num total de 130 pessoas de várias faixas etárias e de vários ramos de actividade. Os concorrentes tiveram de passar pelo Pico do Areeiro onde puderam inteirar-se do projecto da Freira da Madeira; depois seguiu-se os Balcões para a floresta laurissilva e a Ponte de São Lourenço. Para assinalar estes 25 anos foi criada uma exposição itinerante que está a percorrer os diversos concelhos e a agenda de 2008 será alusiva à área do PNM para além de estar prevista uma publicação sobre a área protegida do PNM que deve ser lançada no primeiro trimestre do próximo ano.

 

A exposição “Tesouros Profundos do Oceano Atlântico”

Esta exposição estará patente ao público no Faial a exposição pode ser visitada de 24 a 30 de Novembro na Casa do Povo do Faial.
Recorde-se que esta apresentação resulta de um Projecto co-financiado pelo FEDER e pelo INTERREG IIIB na qual participou a Estação de Biologia Marinha do Funchal/Museu Municipal do Funchal (História Natural) e o Instituto Canário de Ciências Marinas. A exposição contempla 70 metros quadrados com seis painéis com imagens e informações sobre as mesmas e até uma pequena banda desenhada desenvolvida para abranger as crianças.

 

Prova no Kartódromo do Faial levou o público ao rubro.


Grande espectáculo no “I Tracy day”.


Cumprindo à risca o seu lema, a Playfield “fez acontecer”, uma grandiosa manifestação lúdico desportiva em torno do mundo automóvel.No passado domingo, o Kartódromo do Faial foi pequeno para albergar as largas centenas de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de assistir “in loco”, a um verdadeiro espectáculo de condução proporcionado pelos participantes neste evento inédito na Madeira, o Track Day. De facto, a abertura da pista do Faial a todos aqueles, que com os seus próprios carros, participariam numa corrida original, a “Catch Race”, corrida de perseguição, que colocava duas viaturas ao mesmo tempo na pista, partindo separados por 520 metros entre si, percorriam 3 voltas tentando alcançar, ou simplesmente ganhar terreno, ao seu oponente, foi um autêntico sucesso, um verdadeiro bálsamo de emoção e satisfação em ver as enumeras derrapagens, peões, e acima de tudo, excelentes momentos de competição em velocidade posta na pista por estes “pilotos privados”.Quanto aos vencedores, Emídio Gouveia, com um Fiat Seicento, venceu na Categoria A (carros até 100 cv), Túlio Sousa com o seu Citroen Ax Sport, conquistou a vitória na categoria B (de 101 a 200 cv), para o Subaru Impreza de Duncan Nunes levar a melhor na categoria C (veículos com mais de 200 cv).Paralelamente ao aspecto competitivo, decorreu uma expotuning, que contou com mais de 60 automóveis modificados pelos seus proprietários, o que veio acrescentar um visual diferente e apelativo ao Kartódromo do Faial neste dia de verdadeira festa popular em que o automóvel foi “rei”.

 

Deputados PSD defendem no Faial.


«Jovens devem fazer investimentos seguros»

O grupo parlamentar do PSD visitou, ontem, o complexo habitacional do Faial, concelho de Santana, e defendeu as políticas do Governo Regional para a área da habitação nas zonas rurais que permite afixação nessas zonas dos jovens casais que podem por isso fazer investimentos seguros.Os deputados do PSD fizeram-se acompanhar nesta visita do presidente da edilidade de Santana e da Junta de Freguesia do Faial. O porta-voz, Rui Moisés, começou por referir alguns números da Investimentos Habitacionais da Madeira relativamente à habitação a custos controlados, que desde 1996, após a aprovação da legislação, já foram criados 1500 fogos de habitação económica por toda a RAM, sendo de 635 nos concelhos rurais e neste momento estão a ser criados mais fogos nestes concelhos. No caso particular do concelho de Santana já foram construídos 106 fogos habitacionais de tipologia T2 e T3, nas freguesias do Faial, Santana, São Jorge e Arco de São Jorge. No Faial, foram construídos 32 na primeira fase e 24 na segunda. Destes só 15 ainda estão por vender, o que até é “positivo, pois os jovens casais e aqueles que estão a entrar no mercado de trabalho podem ainda adquirir estes imóveis”, caso contrário teriam de ir para outras zonas, frisou o deputado.Para Rui Moisés, estas infra-estruturas permitem “aos jovens fazer investimentos seguros” nas suas freguesias, para além de que este complexo está próximo de diversos serviços como a escola básica, centro de saúde, segurança social, farmácia, para além de outros serviços públicos e até dos transportes. O deputado destacou que este tipo de investimentos são uma mais-valia para o concelho e para a RAM, daí ter mostrado o seu regozijo pela Câmara Municipal e do Governo Regional terem optado por este tipo de habitação de apoio aos jovens.Outro aspecto positivo destas habitações é a possibilidade de fixação dos jovens no concelho que podem adquirir estes imóveis a um preço médio de 75 mil euros, caso contrário teriam de adquirir terreno e fazer a sua moradia o que para muitos seria incomportável face aos seus rendimentos.

 

Karting: Terminou Circuito de Karting Amador 2007



Caiu assim o pano em mais um Circuito Regional de Karting Amador, o terceiro, competição totalmente amadora, única na Região, em que os pilotos partem para esta competição em pé de igualdade, correndo em karts iguais. Emanuel Nóbrega sagrou-se campeão.
Decorreu no passado domingo, no Kartódromo do Faial, a 7.ª e última prova do Circuito de Karting Amador 2007. À partida para esta derradeira prova, 4 pilotos encontravam-se ainda em condições de conquistar o título, sendo que Élio Carvalho era aquele que em melhores condições se encontrava para alcançar tal desiderato, pois bastava terminar a corrida logo atrás de Emanuel Nóbrega, desde que este não conquistasse os cinco pontos que são atribuídos ao “Pole Position” do dia. Andrio Vasconcelos estava na espreita de uma eventual falha dos pilotos que o antecediam na classificação, e o Campeão em Título, Luís Franco precisava, além da vitória, de uma conjugação de resultados não muito fácil de acontecer.Partindo que nem uma flecha, Emanuel Nobrega cedo deixa a concorrência para trás, alcançando a meio da corrida uma vantagem de quase 3 segundos sobre o seu perseguidor na prova, o rapidissímo, Paulo Abreu, ficando Élio Carvalho numa luta cerrado para o terceiro lugar com Ricardo Romão. A cinco voltas do fim, Élio Carvalho deixa escorregar demais o seu kart, e é rapidamente ultrapassado, quer pelo Ricardo Romão, quer pelo britânico Nigel Woolcot, vendo ainda Julie Clark aproximar-se perigosamente. Emanuel Nóbrega apercebendo-se disso, baixou o ritmo, e manteve calmamente a liderança até final, sagrando-se Campeão Regional de Karting Amador 2007.Paulo Abreu terminaria em 2.º lugar, para o lugar mais baixo do pódio ser pertença de Ricardo Romão.Assim, temos Emanuel Nobrega Campeão, totalizou 146 pontos, Élio Carvalho é “vice” campeão com menos 7 pontos(139), e em terceiro lugar final no Circuito ficou Andrio Vasconcelos. Luís Franco passa o testemunho, e classifica-se em 4.º lugar, para em 5.º ficar a brilhante e simpática presença feminina, a britânica Julie Clark. O seu marido, Nigel Woolcot acaba o Circuito em sexto, em sétimo ficou Cláudio Jardim, piloto com um progresso fantástico. Em 8.º lugar aparece Ricardo Romão, em 9.º quedou-se Nicolau Jesus, e Paulo Jardim fecha o top ten do Circuito de 2007

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]