13 de fevereiro de 2008
Projecto final de curso de um madeirense propõe a cobertura rádio do túnel do Cortado (Faial - Santana).
Projecto final de curso de um madeirense propõe a cobertura rádio do túnel do Cortado (Faial - Santana) e já está na posse da Protecção Civil e da Via Expresso.
Dar música e seguranÇa aos túneis.
Dar música e seguranÇa aos túneis.
É um projecto final de curso que pode servir de base para a implementação da cobertura rádio nos vários túneis rodoviários da Madeira. Com implicações não só ao nível dos receptores de rádio comuns existentes nos automóveis, mas também nos sistemas de comunicação utilizados pelos serviços oficiais, neste caso específico, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros da Madeira. Um dos autores do projecto é um jovem de Santana, nascido na África do Sul há 27 anos e finalista da licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Cliff Velosa baseou o seu estudo (desenvolvido em parceria com o seu colega continental Carlos Monteiro) no maior túnel rodoviário do país - o túnel do Cortado, que tem uma extensão de 3.200 metros e faz a ligação entre a cidade de Santana e a freguesia do Faial. Para a elaboração do projecto foi concebido um simulador, que teve em conta vários cenários e equipamentos no interior do túnel. Nomeadamente a adaptação de modelos em ambientes de propagação para interiores (contabilizando os obstáculos que, neste caso, são as curvas do túnel), o número de antenas e posicionamento das mesmas, os cabos de ligação, bem como os repetidores para amplificar o sinal ao longo do túnel e repartidores para distribuir o sinal pelos respectivos equipamentos. Implementação em estudoEste estudo, denominado 'Reforço de Cobertura Rádio em Túnel Rodoviário - Cortado, Madeira', foi desenvolvido com a colaboração da Via Expresso, que facultou as plantas da infra-estrutura e prestou diversas informações sobre a mesma. De resto, como contrapartida a esta cedência, foi entregue àquela empresa um exemplar do projecto que, nesta altura, está a ser alvo de estudo para eventual implementação nos túneis que fazem partes das vias rodoviárias que lhe estão concessionadas. Do mesmo modo, Cliff Velosa disponibilizou o seu trabalho ao serviço de Protecção Civil, que o teve em conta nas medições que tem vindo a realizar no âmbito da cobertura rádio dos túneis, inserida no novo Plano Regional de Emergência (vide peça ao lado).Fazer um projecto útil à região Cliff Velosa espera que o seu projecto tenha utilidade na Madeira e está, inclusivamente, disposto a cedê-lo a outras instituições que se mostrem interessadas. "O meu objectivo foi desenvolver um projecto que fosse útil à região", justifica o jovem finalista. "Penso que este projecto poderá ser uma mais-valia, atendendo a que existe um grande défice de cobertura rádio nos túneis da região", explica, fazendo questão de destacar que este sistema, "para além do carácter lúdico, ao permitir que as pessoas possam continuar a ouvir rádio nos seus automóveis", também traz vantagens em termos de segurança. "O sistema permite a transmissão de mensagens urgentes", bem como "a recepção de informação sobre incidentes e procedimentos a ter em caso de emergência no interior do túnel" - vinca o autor. Cliff Velosa, que já se encontra a trabalhar numa empresa continental do sector mas pretende, no futuro, exercer funções na Madeira, assegura ainda que o investimento na cobertura rádio dos túneis "não é nada por aí além".Este projecto foi recentemente aprovado no ISEL, merecendo também a publicação no primeiro seminário organizado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e União Rádio Científica Internacional (URSI).Carro de comunicações para a Protecção Civil O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros da Madeira (SRPCBM) vai passar a dispor, em breve, de uma nova viatura de comando, dotada de um avançado equipamento de telecomunicações que permitirá assegurar as transmissões rádio no interior dos túneis.Esta unidade móvel foi adquirida para acorrer a eventuais situações de emergência que venham a verificar-se no interior dos túneis e é, para já, a solução encontrada para fazer face aos problemas das comunicações.Esta medida insere-se no novo Plano Regional de Emergência (PRE), prevendo-se que a automóvel, que tem características semelhantes aos ligeiros utilizados pelos bombeiros, entre ao serviço ainda durante este primeiro semestre de 2008.Equipamento de longo alcance O equipamento de telecomunicações desta viatura dispõe de uma elevada capacidade de alcance e vem suprir uma lacuna existente a este nível na Madeira. É que, actualmente, não existem condições para estabelecer comunicações rádio no interior dos (inúmeros) túneis existentes por toda a ilha, com todos os inconvenientes que daí resultam, em especial no socorro em eventuais situações de emergência. Isto não obstante algumas daquelas infra-estruturas rodoviárias possuírem já uma razoável cobertura de rede de telemóvel - que, todavia, será sempre encarada como uma opção alternativa pelos meios de socorro. A verdade é que, com este novo equipamento, bastará a colocação do carro numa das extremidades para que a totalidade do túnel fique coberta com o sinal rádio.Testes no terreno A intenção da Protecção Civil é, no entanto, implementar no futuro um sistema de comunicação permanente em todos os túneis da Madeira. Uma solução que, todavia, implicará um investimento financeiro avultado, pelo que, por agora, a opção foi mesmo adquirir esta viatura. No âmbito deste projecto de comunicações rádio, os serviços dirigidos por Luís Neri têm, de resto, vindo a realizar diversos testes no terreno, designadamente nos diversos túneis existentes na região. Um conjunto de medições que visam estabelecer os parâmetros do sinal nos vários locais. Os resultados destas medições deverão, no futuro, ser comparados com aqueles apresentados pelo estudante madeirense Cliff Velosa, no âmbito do seu projecto final de curso da Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações e Computadores, desenvolvido em parceria com o seu colega continental Carlos Monteiro.
Subscrever Mensagens [Atom]