23 de julho de 2007

 

Festival do Faial a caminho da Internet



Cultura e espectáculos
Festival do Faial a caminho da Internet
Data: 23-07-2007
A inclusão dos temas do XXVI Festival Internacional do Faial 'Vozes do Atlântico' na Internet está a ser equacionada pela Associação Desportiva e Cultural do Faial (ADCF).Hiolanda Vieira, presidente da entidade admitiu "existirem trabalhos nesse sentido", não adiantando mais pormenores que, fez saber, "serão revelados na conferência de imprensa do dia 25 de Julho na Fnac".A dirigente disse ainda "que será feita uma gravação do festival para edição de um CD, mas se a aposta recair na Internet o disco não será editado", garantiu.Uma sonoridade mais acústica é outra das inovações do Festival da Canção do Faial 'Vozes do Atlântico', cuja final está prevista para o dia 11 de Agosto, sábado, no polidesportivo da freguesia .Uma alteração que para Hiolanda Vieira "vai melhorar em termos musicais o festival" desvalorizando o dado de o naipe de músicos do evento ter sido reduzido.

22 de julho de 2007

 

Tuna da Casa do Povo do Faial em Santana


A autarquia de Santana está a organizar
Mostra gastronómica com 10 restaurantes
A autarquia de Santana está a organizar mais uma mostra gastronómica naquela cidade. O evento que se realiza pela sexta vez conta com a participação de 10 restaurantes do concelho, que segundo o edil tem tudo para oferecer ao longo deste fim-de-semana.Na cerimónia de abertura que contou com a presença de várias personalidades do concelho e do cônsul da Venezuela na Madeira, o presidente da Câmara Municipal de Santana, Calos Pereira começou por convidar a população para uma visita a Santana ao longo destes dias, pois “Santana tem tudo para oferecer, desde praia – São Jorge e Faial, até às levadas, montanhas e natureza e à gastronomia típica nesta mostra gastronómica”.Carlos Pereira destacou que o evento serve para mostrar os pratos típicos de Santana, pois a variedade dos dez restaurantes presentes é bem evidente. O edil frisou que não houve necessidade de seleccionar os restaurantes pois todos os que se inscreveram tiveram espaço para mostrar as suas iguarias. O presidente aproveitou para agradecer a Associação Santana Cidade Solidária que começou por organizar esta iniciativa desde há cinco anos a esta parte. Por fim Carlos Pereira agradeceu a presença dos restaurantes nesta mostra que decorre no átrio da Câmara Municipal e no jardim municipal devido às suas características planas. A animação será uma constante nesta mostra. Ontem actuou o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana, da Orquestra de Bandolins da Casa do Povo de S. Roque do Faial; do Grupo de Cordas da Casa do Povo de S. Jorge e do Grupo de Danças da Casa do Povo da Ilha. Para hoje estão previstas actuações da Banda Filarmónica do Faial; do Grupo de Animação “Lírios do Norte”; da Tuna da Casa do Povo do Faial; da Tuna D’Arco da casa do Povo do Arco de São Jorge e do Grupo de Danças 100% Jovem da Escola B+S Bispo D. Manuel F. Cabral.No sábado e domingo o programa é semelhante ocorrendo actuações da Banda Municipal de Santana; Grupo de Danças “Nova Geração” da Associação Desportiva e Cultural do Faial; finalistas do Concurso “Santana, Cidade a Cantar” 2007; Banda “Lazy Gang” da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral; Grupo “Os Antigos” da Casa do Povo de Santana e “Tunacedros” da Casa do Povo de S. Roque do Faial.

 

ANDEBOL DE PRAIA Iniciou-se ontem, na Praia do Faial

ANDEBOL DE PRAIA Iniciou-se ontem, na Praia do Faial, uma iniciativa denominada 24 Horas de Andebol Praia Pereira's Desporto. A prova, como o nome indica, consiste na prática, consecutiva, de 24 horas a jogar andebol de praia, estando o seu final aprazado para as 20h00 de hoje

 

Novo PDM de Santana só preservará a floresta


O presidente Carlos Pereira quer que a construção possa ser menos restritiva
Data: 22-07-2007
Santana deve iniciar o processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) em Setembro, pretendendo ser menos restritiva.Essa foi a intenção revelada, ontem, pelo presidente daquela Câmara Municipal, no encerramento de um encontro dos autarcas social-democratas do concelho. Carlos Pereira salientou que entre as conclusões dos seus correligionários esteve a discussão sobre a necessidade de a autarquia promover a revisão do PDM. "O objectivo é que este seja um documento orientador e que promova o desenvolvimento sustentável do concelho", disse Carlos Pereira. "Queremos que seja um documento menos restritivo e que facilite, em termos de regras de ordenamento e construção, os projectos da população local e dos novos projectos de investimento privado. O que deverá ser preservado no concelho, julgo, é o património florestal classificado, mas fora disso o PDM tem de dizer claramente que é possível lotear, construir edifícios como primeira habitação a pessoas residentes no concelho e segundas habitações a quem não seja do concelho", afirmou. O autarca salientou que o concelho já tem uma boa rede viária, uma excelente rede de abastecimento de água, espaços públicos de lazer e de convívio, recintos desportivos, levadas e, por isso, quer "facilitar o investimento privado". Até final do ano todas as autarquias terão de introduzir nos seus PDM as alterações propostas pelo novo Regulamento Geral do Ruído. Uma situação que as 11 autarquias madeirenses já estão a preparar. Aguardam, contudo, a adaptação da lei à Região.

6 de julho de 2007

 

FOTOS DAS COMEMORAÇÕES DO DIA INDEPENDENCIA DA VENEZUELA


Deslocação das Entidades para a colocação de flores junto ao busto.

Aspecto da missa (Consul-geral da Venezuela em primeiro plano)

Reverendo Padre Rui Pontes


Entidades presentes na missa.




Emigrantes na missa e população em geral.



 

Consul-geral fala no Faial

Durante as comemorações do 196.º aniversário da independência da Venezuela país latino-americano, que reuniu, ontem, na freguesia do Faial, concelho de Santana, Madeira, um importante número de venezuelanos radicados em Portugal e empresários madeirenses residentes em Caracas, bem como o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, Presidente da Camara Municipal de Santana e da Junta Freguesia do Faial, o cônsul-geral da Venezuela no Funchal, Félix Correia, tranquilizou ontem os madeirenses, quanto à possibilidade do presidente Hugo Chávez eliminar a dupla nacionalidade e criar limitações à propriedade privada e aos investidores estrangeiros, na reforma constitucional actualmente em curso.

 

Madeira e Venezuela evocam Simon Bolívar, no Faial








Consulado da Venezuela e 'Amigos do Faial' assinalaram Independência da Venezuela
Numa cerimónia simples mas participada, apenas o cônsul-geral da Venezuela usou da palavra.
Data: 06-07-2007
Nada romperá a união entre a Madeira e a Venezuela. A convicção é do cônsul-geral no Funchal, Felix Mendez Correa, e foi expressa ontem durante a cerimónia que assinalou na Madeira o 196.º aniversário da Independência da República Bolivariana da Venezuela. Por sugestão dos responsáveis da Associação Amigos do Faial, sediada em Caracas, o Consulado da Venezuela na Madeira optou por celebrar a independência do seu país naquela freguesia nortenha que, em 2001, recebeu um busto do 'libertador' Simon Bolívar, numa cerimónia presidida pelo então 'número dois' de Chavez, o vice-presidente Vicente Rangel.Num dia maravilhoso e resplandecente, a homenagem da comunidade luso-venezuelana decorreu de forma simples. Depois de uma reunião na Câmara Municipal de Santana, o edil Carlos Pereira e o cônsul-geral Felix Correa dirigiram-se para a Igreja do Faial, onde foi celebrada uma missa de acção de graças e em que participaram vários madeirenses radicados na Venezuela, entre os quais vários membros da Associação Amigos do Faial. Posteriormente, já na presença do secretário regional Manuel António Correia, em representação do Governo Regional, e de Helena Borges, chefe de gabinete do Representante da República, teve lugar a oferenda floral junto do busto de Simon Bolívar. Momento aproveitado pelo cônsul-geral da Venezuela para enaltecer o "libertador, pai de cinco nações" e a amizade existente entre esta Região Autónoma e o seu país. "Nada romperá esta união entre a Madeira e a Venezuela", assegurou Felix Mendez Correa. "Somos uma só nação". Mais ninguém usou da palavra, para além de uma luso-descendente que leu, de forma emotiva, poemas de um livro do escritor venezuelano Andrés Eloy Blanco. A cerimónia ficaria ainda marcada pela entoação do hino da República Bolivariana da Venezuela pela Banda Filarmónica do Faial. Um cocktail num restaurante das imediações encerrou a celebração dos 196 anos da independência da Venezuela, durante o qual os convidados puderam apreciar diversas iguarias típicas e tradicionais daquele país.O acto de ontem revestia-se de alguma expectativa, dada a apreensão indisfarçável em relação às mudanças em curso na Venezuela, país onde estão radicadas muitas famílias madeirenses. No entanto, nenhuma referência directa foi ouvida, até porque o cônsul-geral venezuelano foi o único a usar da palavra. A posição do Governo Regional da Madeira aguardará por outra oportunidade.

 

Faial reúne ases do areal


Circuito Regional de andebol de praia, no Faial

As quatro equipas femininas (Académico juvenis e seniores, Bartolomeu Perestrelo e Madeira on Fire) e as seis masculinas (Os Miúdos, Escola Atlântico, L. Ascensão, Pereira’s Desporto, Académico do Funchal e Livre Directo Team) cumprem hoje a 3.ª e penúltima etapa do Circuito Regional de andebol de praia de 2007, iniciativa da responsabilidade do Académico Clube Desportivo do Funchal. Depois da Calheta e de Câmara de Lobos, as atenções voltam-se para o Norte da ilha, concretamente na praia Foz da Ribeira, no Faial. Os 1.ºs jogos acontecem às 11h00, numa “jornada” que se prolonga até depois das 19h00, altura em que começa a final masculina. Meia hora antes (18h30) joga-se para os 3.º e 4.º lugares. Para finalizar o Circuito fica a faltar a “etapa” do Funchal, na praia do “Vagrant”, no próximo fim-de-semana.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]